História CTN

2013: Cia. Teatro Novo, 45 anos de aplausos!

A Ciaradde. Teatro Novo, de Porto Alegre-RS, fundada em 1968, é a mais antiga em atividades ininterruptas do Brasil. Idealizada por Ronald Radde, que está há 45 anos à frente da dramaturgia e direção da Cia., soma mais de 160 espetáculos já produzidos, adultos e infantis.
Iniciada em um período obscuro da história recente do Brasil – “os anos de chumbo” – a Cia. sofreu cortes e censura da ditadura militar em suas produções iniciais. A peça “João e Maria nas Trevas” (1968), primeira escrita e dirigida por Ronald Radde, teve sua exibição proibida na noite de estreia. Entretanto, o idealismo, o profissionalismo e a excelência da Cia. Teatro Novo foram essenciais para a superação destes obstáculos e para que a companhia se tornasse uma das mais premiadas e notórias do país.

O público é recebido na própria casa de espetáculos da companhia, o Teatro Novo DC – Sala Carmen Silva, fundado em 2001, que possui palco com 16 m de boca de cena, 490 lugares, acesso universal e ar-condicionado. No Teatro Novo DC, estão localizados ainda a Biblioteca Tânia Rösing e o Espaço de Artes Zoravia Bettiol, abertos à comunidade. Além disto, a Cia. Teatro Novo também circula com apresentações pelo Rio Grande do Sul e em âmbito nacional.
As peças da Cia. Teatro Novo recebem anualmente mais de 50 mil pessoas.

Dentre tantos espectadores, o público infantil é muito especial para a Cia.! As montagens de histórias clássicas e de textos originais de Ronald Radde são reconhecidas por sua excelente qualidade dramática, pedagógica e cênica. Ainda para as crianças, há 37 anos o Projeto “A Escola Vai ao Teatro” traz alunos de escolas de Porto Alegre e região ao espaço teatral, com espetáculos integrados ao currículo pedagógico. Os pequenos também contam com a Escola Teatro Novo, que oferece oficinas teatrais para crianças de 08 a 12 anos.
Alguns espetáculos adultos já produzidos pela Cia. Teatro Novo: Transe; Apaga a luz e faz de conta que estamos bêbados; B…Em cadeira de rodas; Ópera de Sangue; Cama de Casal. E os sucessos infantis: Os Saltimbancos; Histórias de Bruxa Boa; O Mágico de OZ; Peter Pan; A Bela e a Fera; Caravana da Fantasia e O Patinho Feio; e, mais recentemente, Para Sempre Terra do Nunca, que já recebeu 37 mil espectadores.
Enfim, na Cia. Teatro Novo, há 45 anos a vida está em cartaz! Pois para ela, o teatro:

…é cultura!
…é educação!
…é encantamento!
…é cidadania!
…é negócio!
…é investimento!
…é responsabilidade social!

Ronald Radde, fundador e diretor da Cia. Teatro Novo. Foto: Lisa Roos

Ronald Radde, fundador e diretor da Cia. Teatro Novo. Foto: Lisa Roos

“Transe” (1970), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT - Reprodução

“Transe” (1970), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT – Reprodução

"Apaga a luz e faz de conta que estamos bêbados" (1972), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT - Reprodução

“Apaga a luz e faz de conta que estamos bêbados” (1972), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT – Reprodução

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *