Memória Cia.Teatro Novo

2018: Cia. Teatro Novo, 50 anos de aplausos!

 Karen Radde,  Diretora da Cia Teatro Novo

 

A Cia. Teatro Novo, de Porto Alegre-RS, fundada em 1968, é a mais antiga em atividades ininterruptas do Brasil. Idealizada por Ronald Radde (in memorian) e atualmente sob a Direção da sua filha, a também atriz e diretora Karen Radde, nessa trajetória de 50 anos, soma mais de 160 espetáculos já produzidos, adultos e infantis.

Iniciada em um período obscuro da história recente do Brasil – “os anos de chumbo” – a Cia. sofreu cortes e censura da ditadura militar em suas produções iniciais. A peça “João e Maria nas Trevas” (1968), primeira escrita e dirigida por Ronald Radde, teve sua exibição proibida na noite de estreia. Entretanto, o idealismo, o profissionalismo e a excelência da Cia. Teatro Novo foram essenciais para a superação destes obstáculos e para que a companhia se tornasse uma das mais premiadas e notórias do país.

Dentre tantos espectadores, o público infantil é muito especial para a Cia.! As montagens de histórias clássicas e de textos originais de Ronald Radde são reconhecidas por sua excelente qualidade dramática, pedagógica e cênica. Ainda perseguindo o sonho de levar mais encantamento as crianças,  Radde em agosto de 2001, fundou  o Teatro Novo DC – Sala Carmem Silva,  levando o Projeto “A Escola Vai ao Teatro” à milhares de  alunos de escolas de Porto Alegre e região ao espaço teatral, com espetáculos integrados ao currículo pedagógico. Os pequenos também contavam com a Oficina Teatro Novo no espaço, que oferecia oficinas teatrais para crianças de 08 a 15 anos.

Alguns espetáculos adultos já produzidos pela Cia. Teatro Novo: Transe; Apaga a luz e faz de conta que estamos bêbados; B…Em cadeira de rodas; Ópera de Sangue; Cama de Casal,  O Corcunda de Notre Dame. E os sucessos infantis na Sala Carmem Silva: Os Saltimbancos; Histórias de Bruxa Boa; O Mágico de OZ; Peter Pan; A Bela e a Fera; Caravana da Fantasia e O Patinho Feio; Para Sempre Terra do Nunca 1 e 2, Era uma vez uma História, CinderElla, Pinóquio, A Dama e o Vagabundo em Paris, Robin Hood e O Laboratório do Vovô.

Após quase 17 anos, o Teatro Novo DC – Sala Carmen Silva foi fechado. Localizado no DC Shopping, na zona norte de Porto Alegre.  O contrato de locação com a companhia encerrou-se em dezembro de 2017, e o centro comercial não renovou. Seguindo assim o processo de transição para um novo espaço, que contemple todas as atividades já realizadas. Enquanto esse momento não chega, serão firmadas parcerias para que os espetáculos, o Projeto “A Escola vai ao Teatro” e a Oficina Teatro Novo continuem a trilhar para o futuro com responsabilidade. Será informado assim que possível, os próximos passos dessa linda história.

Enfim, na Cia. Teatro Novo, há 50 anos a vida está em cartaz! Pois para ela, os ideais de Ronald Radde se mantem vivos, onde o teatro:

…é cultura!
…é educação!
…é encantamento!
…é cidadania!
…é negócio!
…é investimento!
…é responsabilidade social!

 

Ronald Radde – Fundador Cia Teatro Novo

 

“Transe” (1970), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT - Reprodução

“Transe” (1970), texto e direção de Ronald Radde. Foto: Revista SBAT – Reprodução


  Para Sempre Terra do Nunca

A Dama e o Vagabundo em Paris

O Laboratório do Vovô

Um comentário sobre “Memória Cia.Teatro Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *